25 de agosto de 2013

0

10 dicas para crianças experimentarem alimentos saudáveis!




1- Paciência: seja exemplo, mesmo que a criança não coma hoje alimentos saudáveis, se há contato com eles a chance de, no futuro, ela experimentar e ingerir naturalmente é muito maior.
2- Ambiente: alimentar-se é um ato de amor ao corpo e pede dedicação, nada de TV, brinquedos, discussões. Concentrar-se nas características dos alimentos como cor, aroma, apresentação e uma conversa amorosa faz parte do ritual.
3- Quantidade:  desde que o crescimento da criança tenha acompanhamento de profissionais,  não importa a quantidade de alimentos que está ingerindo a cada refeição, mas o quê e como. Respeite o limite de cada um.
4- Variedade: ofereça novas opções a cada dia, dando assim oportunidade para o contato com novos sabores e texturas. Não é porque a criança gostou de purê de batata que você servirá purê em todas as refeições. Use a criatividade, purê de mandioquinha, de aipim, de cenoura, de grão de bico...
5- Brinque: faça arco-íris, sol, árvores, bonecos, árvores, bichos e tantos outros com os alimentos, tornando assim a refeição uma brincadeira. Uma rodelinha e palitinhos de cenoura formam um lindo sol!
6- Pratique: escolha receitas e pratique com a criança. Banquinho, avental e touca são ótimos para incentivar as crianças a cozinhar. São momentos únicos com elas!
7-Utensílios: invista em utensílios como boleadores, forminhas de diversas formas, cortadores de legumes, com eles a imaginação será o limite! Bolinhas de mamão, melancia e melão, picolés de frutas, flores de cenoura, massinha de abobrinha...
8-Compras: vá à feira com a criança e, juntos, descubram o prazer de escolher, cheirar e experimentar novos e apetitosos alimentos, leve sacolas, converse com os produtores, seja exemplo!
10-Livrarias: explore livrarias com as crianças, buscando novas receitas, informações sobre os alimentos, dê a elas oportunidade de aprenderem e despertarem curiosidade sobre o que, quando e como comer para crescer saudáveis e felizes....
Seu filho espera ansioso por orientação, carinho e direcionamento, dê a ele esta oportunidade! Sigam juntos o caminho da saúde, sustentabilidade e alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário