Dinâmicas Empresariais


Aromaterapia Corporativa: Bem Estar e Saúde na Empresa

Por suas propriedades terapêuticas, os óleos essenciais são uma ferramenta extremamente útil para o ambiente de trabalho. Levando-se em consideração que a grande maioria das pessoas passa um terço de seu dia trabalhando, é de se esperar que alternem momentos de cansaço, tensão, angústia, ansiedade, mudanças de humor, conflitos pessoais e níveis variados de estresse.

Tudo isto afeta diretamente o resultado do trabalho das pessoas, seja através de erros por falta de atenção, baixo rendimento, retrabalhos, acidentes físicos, podendo gerar prejuízos financeiros e danos à imagem da empresa.

Melhorar o ambiente de trabalho é uma forma de atenuar estas questões, assim como manter o funcionário mais saudável e satisfeito, melhorando seu rendimento e incentivando-o a ter orgulho de trabalhar numa empresa que se preocupa com ele. Podemos traduzir a Aromaterapia no ambiente de trabalho como uma ferramenta não só de Marketing, mas como Endomarketing, melhorando o relacionamento entre colaboradores e seus superiores.

Como isto acontece? Por serem produtos naturais, os óleos essenciais são bastante aceitos pelo sistema olfativo das pessoas. Quando inalados, uma parte de seus aromas penetram nos pulmões, caindo na corrente sangüínea, agindo fisiologicamente, e outra parte vai para o cérebro, agindo diretamente no Sistema Límbico, que é responsável pelos comportamentos, emoções, memória e humores das pessoas.

Mesmo para quem tem o olfato sensível, rinites alérgicas, dores de cabeça e outros, os óleos podem trazer muitos benefícios, ao contrário do uso de essências sintéticas, as quais o corpo humano não está programado para aceitar e não oferecem efeitos terapêuticos.  Alguns óleos essenciais permitem que a pessoa tenha uma respiração mais alongada, melhorando a oxigenação do corpo em geral, trazendo bem estar físico e mental.

Muitas vezes, só o que as pessoas precisam é respirar melhor! Os óleos essenciais são substâncias químicas que, dependendo de sua composição, tem propriedades relaxantes, estimulantes, revigorantes, antidepressivas, sedativas, afrodisíacas entre tantos outros, tanto fisiologicamente quanto mentalmente ou emocionalmente. Sendo voláteis, ou seja, que evaporam a temperatura ambiente, são um ótimo veículo para ser disperso no ambiente e atingir os objetivos desejados.

Dentro do ambiente de trabalho, é importante alguns fatores:

1. FOCO: Determinar o objetivo da Aromatização. Através de uma entrevista criteriosa, o profissional que irá formular a mistura de óleos essenciais buscará em conjunto com o responsável da empresa, definir todos os objetivos, pois isto determinará quais os óleos a serem utilizados. Alguns dos objetivos podem ser: melhorar o nível de concentração, melhorar a atenção, melhorar o rendimento, diminuir o cansaço, melhorar a criatividade, melhorar o ânimo, diminuir intrigas pessoais, harmonizar o ambiente, purificar o ar, geralmente impregnado de ácaros e substâncias nocivas que se propagam no ar prejudicando o sistema respiratório das pessoas, sem falar nos objetivos de marketing, para atingir o público externo, Marketing Olfativo.

2. FORMA: Difusores aromáticos elétricos são a forma mais simples, além da utilização em sistemas de ar condicionado ou spray ambiental.  Algumas empresas já estão reservando salas especiais onde as pessoas podem receber massagens rápidas e/ou aproveitarem aromas e sentirem-se mais dispostos para o trabalho.  Os Sprays Aromáticos podem aspergidos em horários pré-determinados.

3. DURAÇÃO: Deve-se definir o tempo de uso dos aromas, pois não é necessário que seja o tempo todo de trabalho. Pode ser em horários pré-determinados como horário de chegada e após o almoço (aromas mais estimulantes) e hora de saída (aromas mais relaxantes). Pode-se fazer vivências com os aromas, fazendo uma espécie de terapia em grupo, pois os aromas sempre nos trazem memórias de acontecimentos passados, bem como são capazes de estimular estados emocionais. As pessoas acabam ficando mais próximas, reduzindo os problemas de relacionamento, inclusive entre pessoas de hierarquia diferente.  

Todos os quesitos definidos, o profissional irá fazer algumas formulações ou sugerir algumas misturas já existentes para cada propósito. Dependendo do trabalho pode-se até criar um aroma corporativo, com uma mistura personalizada e exclusiva, num trabalho de criação de logomarca olfativa.

O resultado imediato será uma satisfação visível nos humores e disposição das pessoas, o que, a médio e longo prazo trará resultados positivos para todas as áreas das empresas.  Oportunamente, será necessária uma análise custo-benefício do valor investido o qual certamente será traduzido em benefícios concretos na a saúde física e mental dos funcionários, financeira e mercadológica da empresa.